12/12/2014

Resenha de Jogos Vorazes

Oi pessoal! Tudo bem com vocês, meu povo? Não tenho nenhuma mega novidade, a não ser é claro que eu finalmente estou terminando de ler O Hobbit. Mal vejo a hora de ir ao cinema, ver o último filme da Terra Média. Isso é pelo o menos o que os outros dizem, mas eu realmente gostaria que fizessem uma adaptação de O Silmarillion -que se passa no primórdios da Terra Média e da criação de tudo- ou de Os Filhos de Húrin, que também têm a ver com a Terra Média, mas é uma história paralela a de O Hobbit e Senhor dos Anéis. 

Sabe, eu amo o mês de Dezembro. Primeiro, porque é férias, e é tão bom ficar atoa sem ter que fazer nada. Segundo, porque é Natal e Ano Novo, que são as duas comemorações que eu mais gosto no ano. Não só porque é uma época que comemos tanto que engordamos uns 100 kg ~mentira~ e ganhamos presentes e tudo mais, mas sim porque eu acho que é uma época que todo mundo fica sereno, em paz consigo mesmo e com o próximo, não importa qual seja a sua opção religiosa ou crenças. E o terceiro motivo é o clima, sim o clima, porque pelo menos nessa época do ano chove litros na minha cidade e faz frio, duas coisas que juntas me deixam extremamente feliz, como eu me sinto agora.

Vou aproveitar esse espacinho da introdução para falar de k-pop também. Quem aí viu a história das fraudes e calotes aplicados pelo Taeyong da SM Rookies? O menino nem estreou ainda e já tem polêmicas envolvendo o nome dele. Pra quem não sabe ainda ele foi acusado de ter aplicado calotes em um site de vendas conhecido na Coreia, quando ele era mais novo. Além disso ele ainda foi mal educado com seus clientes nesse site, mas o que importa é que tanto a SM quanto o Taeyong pediram desculpas pelo acontecido. 

Agora chega de enrolação e vamos falar do que realmente interessa não é mesmo? Pois é gente, hoje eu irei falar sobre umas das histórias que eu mais gosto: a de Jogos Vorazes. Hoje eu irei falar apenas sobre o primeiro livro.

Jogos Vorazes

Jogos Vorazes é o primeiro livro e é o que dá nome a trilogia inteira e não é pra menos já que a história de toda a trilogia praticamente se baseia nesses jogos. Mas o que seria esses jogos? Bem, os Jogos Vorazes foi criado há muitos anos pela Capital como uma forma de punir e demostrar sua força aos outros distritos, já que esses no passado tentaram se rebelar contra ela. 

Tudo acontece em Panem, um país criado logo depois de uma suposta guerra -lembrando que a história toda se passa em um futuro distópico em que não existe mais os mesmos países que conhecemos hoje. Acredita-se que Panem esteja situado na região da antiga America do Norte composto pelo antigo Estados Unidos e Canadá- que é composto pela Capital, onde mora o grande e poderoso Presidente Snow e por seus habitantes. Além da Capital, Panem é formada por 13 distritos que possuem um papel diferente em Panem. 

Um desses distritos, o 13, logo depois de uma guerra foi bombardeada e destruída pela Capital e os Jogos Vorazes foram criados. As regras desse jogo são bem claras: todo jovem, de 12 à 18 anos e de todos os distritos (exceto a capital), devem todos os anos participar da colheita, onde é escolhido um casal para participar dos jogos. Os jogos ocorrem na Capital, aonde todos os participantes são colocados dentro de uma arena e precisam lutar por suas vidas. Todo o jogo é exibido na Capital e nos distritos e deve-se sobreviver apenas um jogador, para que os jogos terminem.

Eis que um dia a irmã da protagonista de toda a história: Katniss Everdeen, chamada Primrose (apesar de que Katniss sempre se dirige à ela como "Prim") que é do distrito 12, é escolhida para participar dos jogos. Katniss então se oferece para ir no lugar dela, não só pelo amor que sente pela sua irmã, mas pelo desejo de protegê-la. Katniss praticamente cuidava sozinha de Prim, desde que seu pai fora morto em um acidente em uma mina de carvão e sua mãe entrara em depressão após à sua morte. 

Katniss então é levada a Capital juntamente com Peeta, outro sorteado para participar dos jogos. Chegando lá, Katniss é obrigada a conviver com todos os problemas que enfrenta na Capital durante seu treinamento antes do começo dos jogos. Porém durante esse tempo, Katniss se aproxima mais de Peeta e de seu treinador: Haymich, que já foi um dos vencedores dos jogos de seu distrito.

Então chega o começo dos jogos e Katniss passa então por grandes dificuldades, principalmente pela escassez de equipamentos e de alimentos. Além desses problemas, Katniss é obrigada a ver a morte de vários outros participantes e inclusive é perseguida e quase morta, por um grupo que fizeram uma espécie de alianças entre eles. Peeta inclusive estava participando no começo, porém traiu eles afim de ajudar Katniss a se livrar deles, sendo gravemente ferido. Katniss então vai a procura dele e cuida dele. Durante esse tempo Katniss encena ao público que gosta de Peeta e tenta manipular a Capital para ganhar patrocínios e a ajuda deles afim de salvar Peeta.

No final jogos Katniss e Peeta são perseguidos por bestantes: animais geneticamente modificados que são treinados para matar ou espionar os participantes dos jogos. O último participante que sobrava além deles: Cato, foi morto pelos bestantes. Nesse momento Katniss e Peeta encontram uma difícil tarefa diante deles: lutar entre si para restar apenas um sobrevivente como os jogos ordenava, porém Katniss teve a brilhante ideia de oferecer à eles algumas amoras encontradas na arena, que eram consideradas mortais, porém Katniss sabiam que elas não faziam mal algum e ameaçou de come-las, porém o então idealizador dos jogos os impede e anuncia que ouve uma mudança nas regras do jogo e que os dois eram os vencedores dos Jogos Vorazes.

Eu li Jogos Vorazes em dezembro do ano passado, então já faz um ano mais ou menos e eu achei perfeito em todos os sentidos, a escrita da autora Suzanne Collins e a forma como ela consegue transmitir e passar para o leitor todas as aflições e medos de Katniss é perfeita, já que é narrado pela própria personagem então torna isso muito mais real.

Além desses fatores eu acho muito interessante a ideologia por trás de Jogos Vorazes. Por mais que é uma história fictícia não está muito longe de nossa realidade, já que o homem desde a antiguidade grega assistia a espetáculos de morte e horror nas áreas do Coliseu. A forma de governo conhecida na Roma antiga como "Pão e circo" evidencia isso: comida e espetáculos para entreter o público, assim como é em Jogos Vorazes. E na atual sociedade em que vivemos, vemos calados à várias guerras, seja pela televisão, internet ou outros meios de comunicação, assim como os telespectadores da Capital que assistiam aos jogos com indiferença e até mesmo achando empolgante.

Espero que vocês tenham gostado da minha resenha, apesar que ficou bem longa. Mas tentei fazer um resumo de toda a história e colocar minha opinião acerca do livro. Recomendo a todos <3

Namarië.

18 comentários:

  1. Eu quero muito ler esse livro, parece uma maravilha <3

    www.excepcionalmente.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu realmente o recomendo Luiz, é muito perfeito mesmo <3

      Excluir
  2. O Hobbit <33 eu amo esse livro ♥ também adoro dezembro, embora aqui seja realmente um mês bem mais quente (se bem que por enquanto novembro foi mais) e eu não curto tanto o calor excessivo que me mata (isso é uns 28º pra mais). Eu ainda só li o primeiro livro de Jogos Vorazes e vou resumir o que achei em poucas palavras: EU AMEI <3 sério, tipo é perfeito ♥

    Chu ~ l-ovelymilkshake.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OBS.: pera, seu blog também foi criado dia 10 de dezembro?? Temos blogs gêmeos novamente (porque o MPO era gêmeo do AW, 30 de julho de 2013)?? Gente que lindo <33

      Excluir
    2. Hobbit <3 bate aqui, somos nós duas então o/ heuehuheu
      Nossa aqui tá fazendo frio, quer dizer, a região que eu moro é bastante quente e seca em algumas épocas do ano, tipo em agosto e setembro que chegou a fazer até 35º :( e eu realmente sofro com isso, porque eu odeio o calor :/, mas agora nessa época do ano costuma chover e as vezes faz uns 23º e até mesmo 20º ~essa temperatura aqui é considerado frio hue'~
      Jogos Vorazes é muito perfeito mesmo <3 eu já li a trilogia inteira e é muito perfeita <3

      Foi sim dia 10 <3 sério? Gzuis é o destino então amy <3 Primeiro o AW e agora o MA <3

      Excluir
  3. Confesso que não gosto de Jogos Vorazes, mas fazer o que, todo mundo comenta e a pessoa fica com vontade de ler o livro ou assistir o filme. Na verdade, eu prefiro ler, mas como as vezes a leitura fica chata... Adorei o novo blog Sica. Tô amando isso.

    strawmilk | strawberrym-ilk.blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah sim, aceito o seu pedido de afiliação, já lhe adicionei aos amigos. Obrigada~

      Excluir
    2. Ah que pena Kate que você não gosta muito de Jogos Vorazes :/ mas em breve falarei de outros livros aqui e quem sabe você não se interessa por algum né? :D
      Obrigada Kate <3 e também já irei te adicionar nos afiliados, flor <3

      Excluir
  4. Eu estou no primeiro livro ainda, mas eu assistis os três filmes e eu amo Jogos Vorazes ♥ A história é bem legal, além de eu sempre ter shippado o Peeta e a Katniss, adorei a resenha.
    Beijos ♥ | Brigadeiro-vintage.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jogos Vorazes é muito bom <3 tanto o livro quanto o filme <3
      Quem não shippa Katniss e Peeta né? Eles foram feitos para ficar juntos mesmo <3

      Obrigada, flor <3

      Excluir
  5. Eu vi essa parada do cara rookie. Eu li que a SM disse que era mentira, mas ele foi la e confessou depois, foi isso que realmente aconteceu? Eu li em inglês, e meu inglês é uma droga. Isso foi o que eu andei lendo por ai.
    Eu nunca li o livro dos Jogos Vorazes, mas tem uma menina na minha sala que ela é louca pela trilogia. Eu confesso que só assisti o filme. Acho a historia muito criativa, mas nunca irei ler os outros livros, tenho uma preguiça enorme UAHSUAHSU.

    E ja te coloquei nos afiliados ta? <3

    @P-Kpoppers

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo o que eu fiquei sabendo tanto a SM quanto o Taeyong confirmaram a história e se desculparam pelo acontecido :)
      Eu recomendo Jogos Vorazes à todos <3 Realmente é muito bom. A história no livro é bem mais criativa e complexa, por isso que sempre acabo preferindo o livro, apesar de que o filme é perfeito também né? <3 principalmente porque tem a diva da Jennifer Lawrence <3

      Obrigada <3 também já irei colocar o PK também ^^

      Excluir
  6. sou a única pessoa que não curtiu tanto, né? ok, me retirei EHUHEUHE
    Acho a Kat meio argh.. PRIM DIVA LINDA MARAVILHOSA COM AQUELE GATO GORDO LINDO E MARAVILHOSO ♥ heuheuehue
    como eu pronuncio o nome do blog, moça? ;__; ignorante 4ever HEUHEU
    amei a resenha, quero reler a trilogia pra ver se simpatizo mais

    Please... Sure. PLEASURE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena que você não curte tanto Jogos Vorazes, mas em breve farei novas resenhas de livros e quem sabe você não se interessa por algum né? :)
      Considero a Katniss minha personagem feminina preferida <3 Não só porque ela é a protagonista, mas ela realmente é muito corajosa.
      Buttercup <3 como não amar aquela gato não é mesmo? Só a Katniss que nem tanto kkkkkkk
      Acho esse nome um pouco complicadinho né? Mas é em Quenya, uma língua élfica, então é realmente complicado. Mas se pronuncia mais ou menos assim: Morniê Alantiê :)
      Obrigada <3

      Excluir
  7. Já li os livros (todos) e vi os filmes. Gosto muito da história, acho tudo encantador e real. É um enredo triste, mas cheio de reviravoltas e tals. Pena que o final desaponta um pouquinho :c (sempre shippei ela com o Gale, hasuaau).

    sugar-purry.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal! Também já li todos, bate aqui o/, mas ainda não vi Esperança :( se eu ficar demorando demais vai sair de cartaz ;-;
      É o enredo é bem triste mesmo, até porque é um distopia então as coisas realmente são feitas para dar errado huehuehue. O final realmente me desapontou um pouco, acho que Esperança como um todo me deixou decepcionada, principalmente por ser o fim de tudo :/

      Excluir
  8. Parabéns jess seu blog novo tá d+. Aliás de todas as resenhas de jogos vorazes que já li a sua foi a melhor, à pesar de que tinha muitos spoilers e se eu ainda não tivesse lido o livro ia te matar. Kk brinks bjs ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Gabi <3 Sério? Muito obrigada <3 fico muito feliz por saber disso <3
      Mas esses spoilers são do bem u.u huehuehue próxima vez eu aviso que tem spoilers x_x eu esqueci ;-;

      Excluir

* Não use palavrões
* Não agrida ninguém